Comprar uma casa pronta ou construir? - Dimobi Cia. Imobiliária

A conquista da compra da casa própria é o sonho da maioria das pessoas. E para a realização da compra da casa própria vem a dúvida entre comprar uma casa pronta ou construir, o que é mais vantajoso?

Responder esta questão depende de um conjunto de coisas e é uma decisão bem pessoal de cada um.


Construir a casa própria

Uma das principais vantagens na opção de construir é poder planejar todos os detalhes, personalizando a casa do jeitinho que você imaginar.

Metragem, ambientes, localização, acabamentos, voltagem elétrica, onde quer cada tomada, altura das janelas, largura das portas, material e etc.

Outra questão é a parte financeira, pois se a obra ocorrer sem muitos imprevistos tende a ser em média 30% mais em conta que uma casa comprada pronta. E depois de pronta a casa tende a valorizar, assim você também ganha com a opção de investimento.

Mas também tem o lado ruim, obra é obra, ou seja, sempre surge imprevistos, surpresas e na maioria das vezes você acaba gastando mais do que o previsto, sem contar com o prazo de entrega que é outro fator que geralmente sai fora do planejado e muitas vezes atrasa a entrega da obra.

Outra dificuldade é achar profissionais da construção civil de qualidade e com preço acessível, é um mercado complicado e isso pode dar muita dor de cabeça.


Comprar uma casa pronta

A grande vantagem é que já está tudo prontinho né, praticidade, só fazer a mudança e já pode sair morando, não precisa se preocupar com o desgaste emocional de uma obra. Mas também precisa ser planejada esta compra, considerando aspectos como localização do imóvel, se é um terreno bom, região que não tenha alagamento, posição solar, infraestrutura de saneamento, comércio local, escolas, segurança e etc.

Não é uma tarefa fácil reunir todas estas questões ao valor que você tem disponível para a compra.

A desvantagem é você precisar de uma tomada em determinado lugar e não ter, na hora da mudança um móvel não passa na porta, ou até mesmo surgir algum problema de vazamento antigo, cupins, ou outras surpresas do tipo.

O ideal é sempre ter um corretor de confiança que possa averiguar o máximo possível todos estes detalhes antes da consolidação da compra.


Agora é com você, o que é melhor de acordo com suas necessidades pessoais, comprar ou construir?